1001 álbuns para ouvir antes de morrer
'1001 Albums You Must Hear Before You Die’
21 de Março de 2009

palo congo (1957)

‘Palo Congo’ é o primeiro álbum do conguero e percussionista Louis ‘Sabu’ Martinez, que tocou com Dizzy Gillespie, Horace Silver, JJ Johnson, Kenny Clarke, Francy Boland, Art Blakey. Martinez também gravou vários álbuns de jazz latino, hoje reconhecido como clássicos do gênero e criou a música afro-cubana com o jazz. Este disco combina os sons africanos do Congo com a música moderna de Cuba dos anos 50. ‘Palo’ são um grupo de religiões que se desenvolveu em Cuba, através dos escravos na maior parte de ancestralidade banto. É a África que ouvimos em ‘Palo Congo’, alguns rituais dedicados aos deuses africanos. Sabu Martinez voltou ao básico nesta exploração de improvisação da percussão afro-cubana. Além de Sabu fazem parte do disco: Arsenio Rodriguez, Raul "César" Travieso, Israel Moises "Quique" Travieso, Ray "Mosquito" Romero, Evaristo Baro, Willie Capo e Sarah Baro. Alguns críticos consideram ‘Palo Congo’ uma gravação de Arsenio Rodriguez, um músico cubano que tocou o tres (guitarra cubana) e desenvolveu o filho montuno (filho em si é o gênero mais importante da música popular cubana e montuno refere-se à sua origem nas regiões montanhosas do leste de Cuba) e outros ritmos cubanos na década de 40 e 50. Ele alegou ser o verdadeiro criador do mambo, e foi um importante e prolífico compositor e um dos mais renomados bandleaders de Cuba. Quando criança Arsenio Rodríguez ficou cego quando um cavalo lhe deu um coice na cabeça. Morreu na obscuridade no início dos anos 1970 em Los Angeles.

A primeira música ‘El cumbanchero’ começa com uma introdução vocal por Sabu, pedindo a todos para ouvir o tambor que expressa a sua alma, seguido pela guitarra rítmica de Arsenio. ‘Billumba - Palo Congo’ é um fragmento de ritual religioso, com Arsenio pregando em um dialeto culto afro-cubano. ‘Simba’ é uma fantasia que descreve uma caça ao leão com Sabu cantando a história. ‘Rhapsodia del Maravilloso’ é um solo de guitarra por Arsenio Rodriguez que mostra uma autoridade emocional e firmeza rítmica comparável a um artista de jazz tradicional como Pete Johnson. ‘Aggo Elegua’ é outro fragmento do ritual, uma saudação à divindade iorubá (Nigéria) chamada Saint Elegua no culto cubano, que guarda a fertilidade humana, cantada em um culto afro-cubano por Raul "César" Travieso César. ‘Tribilín Cantore’ é a mais latina das canções, uma homenagem delicada à paisagem, o clima, e os produtos de Cuba, com mais guitarra de Arsenio e um solo de baixo por Evaristo Baro.


01. El cumbanchero
02. Bilumba-Palo Congo
03. Choferito-Plena
04. Asabache
05. Simba
06. Rhapsodia del Maravilloso
07. Aggo Elegua
08. Triblin Cantore


download:
Palo Congo (1957)

sabu - rhapsodia del maravilloso









publicado por mara* às 03:35 link do post
Uma mistura muito louca de sons indígenas, africanos e caribenhos. É legal pra conhecer, mas não consegui sentir prazer com sua audição.
Rodrigo Nogueira a 29 de Março de 2010 às 06:03
mais sobre mim
pesquisar neste blog